Tuesday, January 12, 2010

Túnica em crochet - rosetas em lã

Para alegrar estes dias mais frios uma túnica em cor bem viva...vermelha e branca.
Toda em rosetas de crochet que se vão unindo na última volta.
O modelo da roseta foi de uma revista mas, a montagem do trabalho foi por minha conta.

A túnica é feita em 4 partes. Depois de unida cada parte é feito em toda a volta ponto baixo e uns arquinhos = correntes=cadeias ou pontos no ar para unir, em branco, as 4 partes . Fiz o decote e as alças conforma a foto.
Abaixo a roseta que termina em quadrado.

Muito simples ( embora não pareça!) vai uma pequena explicação de como se faz.

Foto 1 - fazer uma argolinha corrediça , 3 pontos no ar para subir (conta como 1 pau) mais 2 para começar e 7 paus (pontos altos) sempre separados por 2 pontos no ar.Fechar com ponto baixíssimo e puxar o fio do início para fechar o centro.
Foto 2 - passar o fio para o arco no intervalo de 2 pontos altos e fazer 4 pontos altos tirados de uma só vez , 3 pontos no ar e repetir em todos os arcos. Fechar com ponto baixíssimo, cortar o fio branco e prender o vermelho para continuar.
Foto 3 - 2 pontos no ar, prender no topo do conjunto de 4 (tirados de uma só vez), 2 pontos no ar e vai fazer um ponto alto em relevo no ponto alto da 1ª volta, 2 pontos altos , prende no próximo conjunto, 2 pontos altos e 2 pontos altos de relevo no mesmo ponto alto da 1ª volta separados por um ponto no ar. ( os pontos altos em relevo são feitos com uma laçada tirada por 3 vezes). Repete em toda a volta.
Foto 4 - um aspecto do avesso para se verem os pontos presos.
Foto 5 - Passar em ponto baixíssimo o fio para o centro dos 2 pontos altos em relevo juntos mas apanhando também o fio branco da volta anterior.
Foto 6 - Fazer o canto do quadrado - 2 pontos altos - 5 pontos no ar - 2 pontos altos no mesmo. 4 pontos no ar e prender antes do ponto alto em relevo, 3 pontos no ar, prender depois, 4 pontos no ar e fazer novo canto...continuar até terminar a volta.
Aumentando as fotos deve ser mais fácil irem seguindo.

Mais um pouco da minha ilha...
Da Ribeira Grande uma caminhada até à Caldeira Velha, por entre os perfumes da natureza.



Um aspecto da Caldeira Velha, com a sua piscina de água termal, tépida, num local do interior da ilha de São Miguel muito agradável e muito procurado por quem nos visita.

Agradeço todos os vossos comentários e, começando o novo ano, estou tentando por a "casa" em dia. Quero chegar a todas/os para vos retribuir todo o carinho.
Bons crochets!
Um abraço
Nélia

No comments:

Post a Comment