Saturday, August 30, 2008

Mala em crochet "Elegance" - como fazer


Photobucket

Minhas amigas!
Depois de alguns dias de preparação, finalmente o passo a passo da mala de crochet "Elegance"
Material: fio "Elegance" da R4 ou outro a seu gosto, agulha de crochet nº3. O ponto , apenas paus, com uma laça trabalhada por 2 vezes.

Fazer a argolinha corrediça e dentro trabalhar 24 paus. Puxar o fio para fechar, mas sem apertar muito.Vamos fazer um hexágono, portanto temos de fazer 6 cantinhos.

Fazer 3 pontos para subir ( e sempre que iniciar nova volta), conta como 1 pau, mais um pau no mesmo ponto,1 pau em cada um dos 2 próximos, 2 paus no seguinte, um ponto no ar, 2 paus no seguinte (canto do hexágono).Repetir em toda a volta fechando com 1 ponto no ar e prendendo nos 1ºs 2 paus juntos do inicio da volta.

Todos os aumentos serão sempre feitos do mesmo modo: 2 paus no 1º e 2 paus no último pau de cada lado, sempre com um ponto no ar entre os aumentos.

Portanto cada lado aumenta sempre 2 paus

Continuar até cada lado ficar com 38 paus. Se o seu fio for fino e achar que está pequena, continue a aumentar por mais algumas voltas. Se for mais grosso pode não precisar de as fazer todas. Fica a seu gosto.
Para o lado da alça: fazer 3 pontos para subir e trabalhar apenas num lado pau sobre pau , sem aumentar (38 paus). Voltar o trabalho, 3 para subir, faz juntos os 2 próximos paus, novamente juntos os 2 próximos (2 mates), continua pau sobre pau e no 5º antes do fim, faz 2 paus juntos, a seguir mais 2 paus juntos ( 2 mates) e 1 pau no último. (34 paus)

Voltar, fazer mais 2 mates de cada lado como na volta anterior . Sobre os 30 paus que ficaram trabalhar mais 7 voltas. Cortar o fio.
Fazer o lado oposto do mesmo modo, prendendo novo fio
Ao redor fazer uma volta de ponto baixo.Um ponto baixo para cada pau e na zona lateral , fazer um no espaço do pau e um onde sobe o pau.

Nos 2 lados que ficaram em espera fazer arquinhos de 3 pontos e saltando 2 pontos na base. servirão para enfiar os cordões para fechar as laterais da mala.

Com 2 fios e o mesmo nº de agulha fazer uma cadeia de 160 pontos. Enfiar nos arquinhos, mas não puxar ainda!
O forro fiz como aprendi com a Cristina do blog As Pestinhas. Achei interessante e prático como forrou uma carteirinha para os cartões.Tem sempre ideias muito bonitas e interessantes que vale a pena espreitar.
No centro do forro deixei uma folga e cosi em toda a volta com um pontinho miúdo.

Escolher a sua alça, enfiar no lado em que fizemos as 8 voltas e coser.

Dobrar a mala, juntando alça com alça, puxar os cordões das laterais e franzir a gosto. Se quiser franzir menos, convém unir com uns pontinhos as laterais. Aqui no modelo como apertei bem não será preciso.
E...para rematar, uma flor feita pelo pap da nossa amiga Lindinha do Agulhas coloridas, blog onde vai encontrar trabalhos lindíssimos!
Para as nossas amigas Cristina e Lindinha o meu agradecimento.
Espero que tenham gostado e havendo qualquer dúvida ando por aqui.
Bom fim de semana e ...mãos à obra!
Um abraço

No comments:

Post a Comment