Friday, January 30, 2009

Saia e casaco em crochet

Para este conjunto de saia e casaco em crochet, fiz a saia e a minha filha o casaco.
O casaco muito acessível para as menos experientes é todo em paus e abertos.
A saia com quadradinhos, que tanto gosto de fazer, foi ideia da revista Sabrina -Ganchilho e já não é recente. Adaptei as cores para aproveitar algumas das muitas sobras que há por casa.

Para a saia fiz 50 quadrados coloridos em lã fina e agulha de crochet 2.5, para ficar mais apertadinho. Depois de unir os quadrados para a frente e para as costas, e, antes de unir as laterais, fiz em paus uma inclinação até ter a medida de meio quadrado de cada lado , o que depois de unido terá espaço para mais um quadrado .Assim a última volta toda em preto terá 12 quadrados.
O casaco a partir da cava é todo em paus o que facilita os mates do decote em bico. O colar é também uma das "Criações Tami" da minha flha
Pormenor do ponto - 8 paus intercalados com 4 abertos e desencontrados de 3 em 3 voltas. No início e no fim são sempre feitos alguns paus para facilitar os mates o que dá muito jeito quando o ponto é arrendado.



Os quadrados são conhecidos, mas fica o pormenor: nos cantos "fazer 3 paus- 2 pontos -3 paus". Nos lados: 3 paus- 1 ponto -3 paus. Nas fotos ver onde são inseridos os paus.
A amostra fiz com a agulha 3 para ficar maior e ser mais fácil ver e contar os pontos.
E...se tem na caixa dos fios muitas sobras e não sabe o que fazer...fica a ideia.
Bom fim de semana
Um abraço
Nélia

No comments:

Post a Comment