Saturday, July 28, 2012

Túnicas em crochet para menina com passo a passo


Minhas amigas
Depois de uma semana  em que todos os momentos foram para preparar o passo a passo desta túnica em crochet, finalmente os meus prometidos pap estão a aparecer.
O modelo é muito semelhante aos vestidinhos em crochet que já tenho mostrado mas agora em tamanho de túnica para  menina 18/24 meses.A base é a mesma mas variando as cores e a abertura ficamos com 2 modelos diferentes.
O modelo  em rosa e amarelo foi feito pela minha filha para a Matilde e vavó Nélia fez o  laranja.



 Fios da R4. Regata para o laranja e For Nature para o branco e como já viram as minhas preferidas agulhas clover . Usei 3mm para o corpo e 3.25mm para a saia.


Para iniciar 102 pontos e o 1º ponto alto no 4º ponto  a partir da agulha. +12 pontos altos (meia frente) +2 pontos no ar +23 pontos altos (1ª manga) + 2 pontos + 28 pontos altos (costas) +23 pontos altos (2ª manga) +2 pontos altos +13 pontos altos (2ª frente).



Continuar em carreiras de ida e volta subindo sempre 3 pontos ( = 1 ponto baixo no 1º +2 pontos no ar)
No arco dos 2 pontos no ar repete sempre: 1 ponto alto + 2pontos no ar +1 ponto alto para ir fazendo os aumentos.


Seguindo sempre o mesmo ...


...até completar 10 voltas.As 2 metades da frente não se tocam. Este espaço será para trabalhar a abertura dos botões.Cortar o fio.



Como fio da outra cor e em ponto baixo  unir como na foto para iniciar o cós da túnica.


Após a volta anterior fazer ainda, agora em laranja, 1 volta de ponto baixo + 1 volta de ponto alto +1 volta de abertos e fechados para o passa fita +1 volta de ponto alto +1 volta de ponto baixo, terminando com ponto baixo em branco. Cortar o fio.


Iniciar a saia fazendo leques de 2 pontos altos, 1 ponto no ar,2 pontos altos no mesmo ponto da base. Saltar 2 pontos na base e repetir em toda a volta.
A partir daqui continuei com a agulha 3.25mm


A sequência dos aumentos (Nota: na foto não ficou a agulha certa...deverá ser a 3.25mm)


Terminadas as 14 voltas da saia fazer uma volta de remate em ponto baixo


Fazer também na manga


A partir da abertura da frente e contornando o decote fazer 1 volta  em meio ponto alto.


Apenas nas aberturas da frente fazer em cada uma mais 2 voltas de meio  ponto alto (aí  poderá fazer as casas para os botões) .No meu modelo não fiz a casa pois optei por colocar o botão mas por dentro fecha com uma mola.


Contornar a abertura e o decote com ponto baixo em branco.


A túnica será para ser usada com umas calças


No modelo em rosa /amarelo, o botãozinho da minha colecção a condizer.São práticos pois permitem trocar o centro conforme  queremos.



Atendendo a que , se quiser fazer o modelo e não tiver o fio semelhante ao meu, deixo as medidas finais da túnica para comparação.
Agora é só dar asas à imaginação e elaborar a sua combinação de cores.
Alguma dúvida terei muito gosto em ajudar.


Nota

Minha amiga...
        ...se fizer este modelo ou o seu baseado neste não se esqueça de indicar onde está o original ou fazer um link para cá deixando desde já  o meu agradecimento pela sua atenção.

Não autorizo que os meus passo a passo sejam postados em outros locais uma vez que, tanto o trabalho aqui desenvolvido como as fotos são propriedade do blog Magiadocrochet.

Bom domingo e bons crochets!

Abraço
Nélia


No comments:

Post a Comment