Friday, March 21, 2008

Toalha em bordado "Richelieu"

O meu computador resolveu tirar uns dias de férias e com ele levou todas as minha fotos já preparadas para o blog dos últimos trabalhos. Para não ficar mais tempo afastada, "aluguei" ao meu filho o seu computador e... vamos tratar da vida...
Trago hoje uma toalha bordada a Richelieu pela avó M.C., trabalho que requer muita paciência e mão segura.
Embora não sendo a mais simples técnica de bordar, não se pode considerar a mais difícil.
Os motivos a bordar são desenhados sobre linho branco , contornados em ponto de recorte e ligados entre si por "brides". Estas são a característica fundamental destes bordados.
Logo que o bordado esteja todo contornado recorta-se o tecido excedente, o que deve ser feito com uma tesoura de bicos bem afiados (própria para bordados).
Os bordados Richelieu devem sempre ser passados a ferro com um pano por cima a fim de evitar que a ponta do ferro possa danificar algumas "brides".
Se o pretender lavar na máquina é aconselhável meter o bordado num saquinho de pano (ou uma fronha de almofada) e não centrifugar. Ao retirar da máquina enrolar numa toalha turca para extrair a água e passar a ferro ainda húmido.
Esta toalha foi feita a partir do esquema publicado em Outubro de 1996, no nº7 da Revista ArteIdeias, num artigo dedicado à ilha Terceira - Açores.

Curiosidade: o poderoso Cardeal Richelieu da corte de Luís XIII de França emprestou o seu nome a este tipo de bordado, tendo sido a ele que se deveu a ordem de serem substituídas as luxuosas rendas que a França importava então da Itália, por bordados sobre linho.

Agradeço todos os comentários carinhosamente aqui deixados, e, na medida do possível irei retribuindo todas as visitinhas.

Feliz Páscoa!



No comments:

Post a Comment